A mineração de metais normalmente envolve a separação do minério valioso de materiais não valiosos usando flotação de espuma. O minério é triturado e moído em partículas finas, essas partículas se misturam com água formando uma polpa que alimenta uma célula de flotação.
Um agitador na parte inferior da célula agita a polpa e suspende as partículas na mistura. O ar fornecido à célula através do agitador cria bolhas, que sobem para o topo do tanque, criando a espuma. A adição de produtos químicos ao tanque permite que as partículas de metal se fixem nas bolhas à medida que sobem à superfície. Os “rejeitos”, ou resíduos, que permanecem na polpa saem por uma saída na base do tanque e geralmente são descarregados em uma lagoa de rejeitos.
As válvulas de dardo dentro da célula de flotação são responsáveis por manter o nível de polpa e a vazão de uma célula para a célula vizinha. O tempo de resposta da válvula de dardo afeta diretamente certos cenários de processo como estabilização do nível de polpa durante a partida da planta, manutenção do nível de polpa durante pequenas mudanças de set-point e resposta a “surge” de polpa das células vizinhas.
A maioria das minas utilizam atuadores pneumáticos para controlar o nível da polpa nas células de flotação por meio de válvulas de dardo modulantes. Infelizmente, mesmo com o uso de posicionadores inteligentes, esses atuadores não podem controlar ou manter o nível de polpa pois o fluxo de saída da válvula de dardo cria uma sucção que puxa a válvula no sentido de fechá-la, o que é problemático para atuadores pneumáticos que devem superar a compressão do ar e o atrito antes que o movimento da válvula possa ocorrer. Se a sucção fecha a válvula, o fluxo da polpa é interrompido, impactando negativamente as células vizinhas e provocando desgaste desnecessário nas válvulas de dardo e nas sedes.
Graças à tecnologia Electraulic ™ exclusiva da REXA, seus atuadores eletro-hidráulicos autônomo melhoram o controle do nível de flutuação modulando com precisão a abertura e o fechamento das válvulas de dardo de cada tanque, reduzindo o tempo e os custos de manutenção, evitando paradas não planejadas e maximizando a recuperação de minério.
Saiba mais sobre esta aplicação assistindo aos vídeos disponíveis e lendo o brochure “melhorando a recuperação de cobre”.
Aplicações Similares
Controle de Alimentação do Forno de Cimento
O cimento é piroprocessado em fornos cilíndricos longos que giram axialmente a uma taxa de 30 a 250 rotações por hora. O eixo do forno é ligeiramente inclinado, normalmente 1-4º, permitindo que a mistura crua ou farinha alimentada na extremidade superior do tubo seja...
Controle de Alimentação de Ácido em Lixiviação de Pilha
A lixiviação por pilha é um processo de mineração industrial que consiste na extração de metais preciosos dos materiais terrosos ou ganga por meio de uma série de reações químicas ácidas que absorvem minerais específicos e os separam novamente. A principal diferença...
Controle em Autoclave de Lixiviação Ácida de Alta Pressão (HPAL)
A autoclavagem HPAL é um processo eficaz para recuperar minério de laterita de níquel. O minério ácido é submetido a temperaturas de até 250° C com pressões em mais de 50 atmosferas (750 psi). Sob estes condições, o níquel é lixiviado na polpa fluida. Os particulados...