Os atuadores eletro-hidráulicos REXA se adaptam a qualquer aplicação que exija posicionamento preciso, controle rígido e alta confiabilidade com manutenção mínima em uma variedade de segmentos industriais. A REXA fornece atuadores lineares e rotativos, incluindo os angulares para acionamento de damper, IGV e outras aplicações.
Atuador Linear
O Atuador Linear REXA utiliza um cilindro hidráulico de dupla ação acionado por um ou mais módulos de potência Electraulic™. É configurável para atender a uma ampla variedade de aplicações de controle e on/off em diversos setores industriais. Tanto para novos equipamentos quanto para modernizações, a REXA fabrica o suporte de montagem e o adaptador da haste para montagem em qualquer tipo de válvula, damper, gate ou turbo-máquina.
- Calibração simples e amigável
- Forças disponíveis: 2.000 lbf a 275.000 lbf
- Faixa de cursos: 3/4 de pol. a mais de 120 pol.
- Projetado para ambientes adversos: NEMA 4X, IP66
- Capacidade Fail-Safe
- Baixo consumo de energia
Atuador Rotativo e Angular
Os Atuadores Rotativos e Angulares REXA são projetados com um cilindro hidráulico de pinhão e cremalheira acionado por um ou mais módulos de potência Electraulic™. Os atuadores rotativos são normalmente usados em aplicações de válvulas de esfera e borboleta. Os atuadores angulares, que contêm uma base de montagem e um braço de acionamento, são normalmente usados em damper de ventilador e exaustor, IGV e outras aplicações de controle. A REXA fabrica o suporte de montagem da válvula, o adaptador da haste ou a base e o braço de acionamento para se adequar a qualquer tipo de válvula ou damper.
- Calibração simples e amigável
- Torques disponíveis: 2.500 in-lbf a 1.500.000 in-lbf
- Rotação disponível: 90 °, 120 °, 180 ° ou 270 °
- Projetado para ambientes adversos: NEMA 4X, IP66
- Capacidade Fail-Safe
- Baixo consumo de energia
Recursos Padrão
- Módulo de Potência Electraulic™
- Display e Teclado
- Medidores de Pressão e Bypass
- Indicador de Nível de Óleo
Módulo de Potência Electraulic™
Os principais componentes do módulo de potência incluem um motor de ciclo de serviço de 100%, bomba de engrenagem bidirecional e Flow Matching Valve (FMV’s). Esse design simples e compacto apresenta um sistema hidráulico de pressão positiva em circuito fechado que elimina a necessidade de reservatórios e filtros ativos.
Display e Teclado
Calibração simples, amigável e fácil de usar. Exibe o modo de operação, posição atual, avisos de diagnóstico e alarmes de diagnóstico. Um relógio em tempo real fornece a data e hora do evento.
Medidores de pressão e Bypass Manual
Fornecidos como equipamento padrão, esses manômetros com código de cores são úteis na solução, caso ocorra algum problema. Os medidores se conectam a um coletor com válvulas internas que isolam os medidores durante a operação normal, garantindo alta confiabilidade. Um bypass integral é fornecido para equalizar a pressão em cada lado do cilindro para uso durante a instalação e o comissionamento.
Indicador de Nível de Óleo
A câmara de expansão inclui um grande indicador de volume com mola. Material de aço inoxidável e um selo ambiental garantem uma operação suave. Um medidor de estilo “dip stick” elimina o trabalho de adivinhação para garantir níveis adequados de óleo.
Recursos Padrão
Power Module Electraulic™
Os principais componentes do módulo de potência incluem um motor de ciclo de serviço de 100%, bomba de engrenagem bidirecional e Flow Matching Valve (FMV’s). Esse design simples e compacto apresenta um sistema hidráulico de pressão positiva em circuito fechado que elimina a necessidade de reservatórios e filtros ativos.
Display e Teclado
Calibração simples, amigável e fácil de usar. Exibe o modo de operação, posição atual, avisos de diagnóstico e alarmes de diagnóstico. Um relógio em tempo real fornece a data e hora do evento. design simples e compacto apresenta um sistema hidráulico de pressão positiva em circuito fechado que elimina a necessidade de reservatórios e filtros ativos.
Medidores de pressão e Bypass Manual
Fornecidos como equipamento padrão, esses manômetros com código de cores são úteis na solução, caso ocorra algum problema. Os medidores se conectam a um coletor com válvulas internas que isolam os medidores durante a operação normal, garantindo alta confiabilidade.
Um bypass integral é fornecido para equalizar a pressão em cada lado do cilindro para uso durante a instalação e o comissionamento.
Indicador de Nível de Óleo
A câmara de expansão inclui um grande indicador de volume com mola. Material de aço inoxidável e um selo ambiental garantem uma operação suave. Um medidor de estilo “dip stick” elimina o trabalho de adivinhação para garantir níveis adequados de óleo.
Outros Recursos e Configurações
- Interface Gráfica do Usuário
- Teste de Curso Parcial
- Controle de Surge
- Bomba Booster
- Redundância
- Indicação de Carga da Sede da Válvula
- Controle Manual
- Fail Safe
Interface Gráfica do Usuário
Uma interface de usuário opcional baseada em PC permite ao cliente visualizar os parâmetros de calibração e ajuste.
- Posição atual Condições de aviso e alarme
- Informações de data e hora do evento
- Partidas do motor
- Cursos do atuador
- Pressão diferencial do cilindro
- Planejamento de eventos de teste de curso parcial
Certas informações de diagnóstico podem exigir construções opcionais. Todos os relatórios podem ser baixados via PC em uma planilha para revisão e análise. Os arquivos de calibração do sistema e as notas de serviço podem ser salvos e carregados.
Teste de Curso Parcial
O Teste de curso parcial (PST) é usado para verificar se o atuador é capaz de executar a função de segurança pretendida. Os atuadores REXA foram projetados para suportar intervalos de teste de prova para aplicações SIL quando o PST é implementado. Durante um teste de curso parcial, o sistema de controle do cliente monitora o transmissor de posição para garantir que o atuador executou com êxito sua função. O monitoramento PST pode ser programado e agendado com a interface gráfica do usuário.
- Programação automática
- Gravação da data do evento
- Status do evento PST
- Destino PST
- Tempo total decorrido
Controle de Surge
As condições de perturbação do processo podem exigir que o atuador faça uma mudança de posição grande e rápida além da capacidade de velocidade do módulo de potência Electraulic ™ padrão. Os atuadores REXA equipados com uma mola ou acumulador podem utilizar a energia armazenada no sistema à prova de falhas para fornecer essas grandes mudanças de posição em alta velocidade. O recurso Surge Control permite essas rápidas mudanças em qualquer posição dentro do curso ou rotação calibrada do atuador. Os parâmetros de ajuste, acessados por meio do visor e do teclado, permitem ao usuário definir exatamente quando e sob quais condições o recurso está ativado.
- Detecta condições perturbadoras para evitar trips
- Mudanças grandes e rápidas de posição
- Sistemas de acumuladores com capacidade
- Deadtime mínimo
Bomba Booster
Os sistemas de bomba auxiliar utilizam um módulo de potência Electraulic ™ padrão emparelhado com um motor e bomba auxiliar de grande capacidade. Essa configuração de bomba dupla combina capacidade de controle fino e velocidades rápidas em atuadores de alto rendimento. O módulo de energia fornece controle fino durante pequenas alterações de posição, enquanto a bomba auxiliar é utilizada durante grandes alterações de posição. Os parâmetros de controle, acessados através do visor e do teclado, permitem ao usuário ajustar o desempenho da bomba de reforço para uma determinada aplicação.
- Proporciona mudanças rápidas de posição para grandes deslocamentos
- Mantém a capacidade de controle preciso em mudanças de posição menores
Redundância
Aplicações críticas exigem confiabilidade adicional para maximizar o tempo de atividade da planta e reduzir o risco de uma parada não planejada ou um possível problema de segurança. O método mais comum para manter esses sistemas operacionais é a redundância, que adiciona um nível de segurança às operações críticas das plantas.
A REXA desenvolveu a capacidade de fornecer redundância para os clientes. Além dos ganhos de desempenho atribuídos ao uso da atuação Electraulic ™, muitos clientes escolhem os atuadores REXA especificamente por seu alto nível de confiabilidade. Os atuadores linear e rotativo Xpac têm confiabilidade excepcional mas a escolha de um sistema REXA redundante aumenta a confiabilidade do atuador para mais de 99,9%.
O design modular do REXA permite a flexibilidade de fornecer diferentes níveis de redundância, tais como:
- Motores e bombas
- Sensores de feedback de posição
- CPU
- Sistema completo de atuador redundante (montagem mecânica e elétrica)
Indicação de Carga da Sede da Válvula
Para válvulas de controle linear que exigem uma carga na sede específica para garantir o desligamento, os atuadores da série linear Xpac podem ser equipados com um acoplamento elástico que é composto por arruelas Belleville pré-compactadas e ficam entre as hastes da válvula e do atuador. À medida que o bujão da válvula se encaixa na sede, as arruelas são compactadas e o pino indicador desliza na posição. O objetivo duplo do acoplamento elástico é indicar a carga positiva da sede e compensar a expansão térmica da haste ou sede da válvula.
Quando o atuador é grande demais, é usado um cilindro de carga da sede (SLC) que é um cilindro oposto à mola conectado hidraulicamente ao cilindro do atuador.
Quando o cilindro do atuador atinge uma parada forçada (sede da válvula), a pressão aumenta no SLC. A pressão comprime a mola até que o SLC atinja a posição de assentamento calibrada. Um indicador visível externamente fornece confirmação visual de que a válvula está assentada.
Controle Manual
Os atuadores e unidades REXA podem ser operados quando a energia elétrica não está disponível.
Volante Desmontável e Furadeira
- Anexa ao final do motor
- Aciona diretamente aciona a bomba de engrenagem do módulo de potência
- A remoção do volante expõe uma unidade hexagonal, permitindo que o usuário mova o atuador com uma furadeira sem fio (ambiente não perigoso)
Bomba Manual
- Conectada hidraulicamente ao cilindro do atuador
- Fornece operação manual mais rápida que o volante
- Interruptor de alavanca permite o usuário controlar a direção do atuador (estender / retrai
Fail Safe
O Fail-Safe é um recurso que entra em ação durante a falha do sistema, garantindo assim nenhum dano a outros equipamentos, pessoas ou ao meio ambiente. Aplicações críticas de controle de processo geralmente exigem que o dispositivo acionado mude para uma posição Fail Safe com a perda de energia ou uma condição de disparo. Esse posicionamento pode ser por mola ou por acumulador, dependendo da aplicação.
O posicionamento por mola envolve uma mola helicoidal colocada em série com o cilindro hidráulico. Quando uma condição Fail Safe é iniciada, um solenóide de isolamento abre o circuito hidráulico, permitindo que a mola mova o dispositivo acionado para a posição especificada. A condição inicia devido a uma perda de energia, introdução / remoção de um sinal de trip ou uma combinação de ambos. Os sistemas de molas são simples, confiáveis e mais adequados para atuadores de tamanho menor.
O posicionamento por acumulador inclui um acumulador do tipo pistão. Durante a operação normal, um solenóide isola a energia armazenada no acumulador do circuito hidráulico principal. Quando uma condição Fail Safe é iniciada, a solenóide abre para liberar a pressão do acumulador, movendo o dispositivo acionado para a posição especificada. Na restauração da energia, o Módulo de Potencia Electraulic ™ recarrega o acumulador. Os sistemas de acumulador são um forma eficiente de utilização da energia armazenada. Eles têm uma relação potência / tamanho compacta para atuadores maiores e também podem ser configurados para fornecer vários cursos e / ou rotações.
Outros Recursos e Configurações
Interface Gráfica do Usuário
Uma interface de usuário opcional baseada em PC permite ao cliente visualizar os parâmetros de calibração e ajuste.
- Posição atual Condições de aviso e alarme
- Informações de data e hora do evento
- Partidas do motor
- Cursos do atuador
- Pressão diferencial do cilindro
- Planejamento de eventos de teste de curso parcial
Certas informações de diagnóstico podem exigir construções opcionais. Todos os relatórios podem ser baixados via PC em uma planilha para revisão e análise. Os arquivos de calibração do sistema e as notas de serviço podem ser salvos e carregados.
Teste de Curso Parcial
O Teste de curso parcial (PST) é usado para verificar se o atuador é capaz de executar a função de segurança pretendida. Os atuadores REXA foram projetados para suportar intervalos de teste de prova para aplicações SIL quando o PST é implementado. Durante um teste de curso parcial, o sistema de controle do cliente monitora o transmissor de posição para garantir que o atuador executou com êxito sua função. O monitoramento PST pode ser programado e agendado com a interface gráfica do usuário.
- Programação automática
- Gravação da data do evento
- Status do evento PST
- Destino PST
- Tempo total decorrido
Controle de Surge
As condições de perturbação do processo podem exigir que o atuador faça uma mudança de posição grande e rápida além da capacidade de velocidade do módulo de potência Electraulic ™ padrão. Os atuadores REXA equipados com uma mola ou acumulador podem utilizar a energia armazenada no sistema à prova de falhas para fornecer essas grandes mudanças de posição em alta velocidade. O recurso Surge Control permite essas rápidas mudanças em qualquer posição dentro do curso ou rotação calibrada do atuador. Os parâmetros de ajuste, acessados por meio do visor e do teclado, permitem ao usuário definir exatamente quando e sob quais condições o recurso está ativado.
- Detecta condições perturbadoras para evitar trips
- Mudanças grandes e rápidas de posição
- Sistemas de acumuladores com capacidade
- Deadtime mínimo
Bomba Booster
Os sistemas de bomba auxiliar utilizam um módulo de potência Electraulic ™ padrão emparelhado com um motor e bomba auxiliar de grande capacidade. Essa configuração de bomba dupla combina capacidade de controle fino e velocidades rápidas em atuadores de alto rendimento. O módulo de energia fornece controle fino durante pequenas alterações de posição, enquanto a bomba auxiliar é utilizada durante grandes alterações de posição. Os parâmetros de controle, acessados através do visor e do teclado, permitem ao usuário ajustar o desempenho da bomba de reforço para uma determinada aplicação.
- Proporciona mudanças rápidas de posição para grandes deslocamentos
- Mantém a capacidade de controle preciso em mudanças de posição menores
Redundância
Aplicações críticas exigem confiabilidade adicional para maximizar o tempo de atividade da planta e reduzir o risco de uma parada não planejada ou um possível problema de segurança. O método mais comum para manter esses sistemas operacionais é a redundância, que adiciona um nível de segurança às operações críticas das plantas.
A REXA desenvolveu a capacidade de fornecer redundância para os clientes. Além dos ganhos de desempenho atribuídos ao uso da atuação Electraulic ™, muitos clientes escolhem os atuadores REXA especificamente por seu alto nível de confiabilidade. Os atuadores linear e rotativo Xpac têm confiabilidade excepcional mas a escolha de um sistema REXA redundante aumenta a confiabilidade do atuador para mais de 99,9%.
O design modular do REXA permite a flexibilidade de fornecer diferentes níveis de redundância, tais como:
- Motores e bombas
- Sensores de feedback de posição
- CPU
- Sistema completo de atuador redundante (montagem mecânica e elétrica)
Indicação de Carga da Sede da Válvula
Para válvulas de controle linear que exigem uma carga na sede específica para garantir o desligamento, os atuadores da série linear Xpac podem ser equipados com um acoplamento elástico que é composto por arruelas Belleville pré-compactadas e ficam entre as hastes da válvula e do atuador. À medida que o bujão da válvula se encaixa na sede, as arruelas são compactadas e o pino indicador desliza na posição. O objetivo duplo do acoplamento elástico é indicar a carga positiva da sede e compensar a expansão térmica da haste ou sede da válvula.
Quando o atuador é grande demais, é usado um cilindro de carga da sede (SLC) que é um cilindro oposto à mola conectado hidraulicamente ao cilindro do atuador.
Quando o cilindro do atuador atinge uma parada forçada (sede da válvula), a pressão aumenta no SLC. A pressão comprime a mola até que o SLC atinja a posição de assentamento calibrada. Um indicador visível externamente fornece confirmação visual de que a válvula está assentada.
Fail-Safe
O Fail-Safe é um recurso que entra em ação durante a falha do sistema, garantindo assim nenhum dano a outros equipamentos, pessoas ou ao meio ambiente. Aplicações críticas de controle de processo geralmente exigem que o dispositivo acionado mude para uma posição Fail Safe com a perda de energia ou uma condição de disparo. Esse posicionamento pode ser por mola ou por acumulador, dependendo da aplicação.
O posicionamento por mola envolve uma mola helicoidal colocada em série com o cilindro hidráulico. Quando uma condição Fail Safe é iniciada, um solenóide de isolamento abre o circuito hidráulico, permitindo que a mola mova o dispositivo acionado para a posição especificada. A condição inicia devido a uma perda de energia, introdução / remoção de um sinal de trip ou uma combinação de ambos. Os sistemas de molas são simples, confiáveis e mais adequados para atuadores de tamanho menor.
O posicionamento por acumulador inclui um acumulador do tipo pistão. Durante a operação normal, um solenóide isola a energia armazenada no acumulador do circuito hidráulico principal. Quando uma condição Fail Safe é iniciada, a solenóide abre para liberar a pressão do acumulador, movendo o dispositivo acionado para a posição especificada. Na restauração da energia, o Módulo de Potencia Electraulic ™ recarrega o acumulador. Os sistemas de acumulador são um forma eficiente de utilização da energia armazenada. Eles têm uma relação potência / tamanho compacta para atuadores maiores e também podem ser configurados para fornecer vários cursos e / ou rotações.
Controle Manual
Os atuadores e unidades REXA podem ser operados quando a energia elétrica não está disponível.
Volante Desmontável e Furadeira
- Anexa ao final do motor
- Aciona diretamente aciona a bomba de engrenagem do módulo de potência
- A remoção do volante expõe uma unidade hexagonal, permitindo que o usuário mova o atuador com uma furadeira sem fio (ambiente não perigoso)
Bomba manual
- Conectado hidraulicamente ao cilindro do atuador
- Fornece operação manual mais rápida que o volante
- Interruptor de alavanca permite o usuário controlar a direção do atuador (estender / retrair)